Olá, Sejam Bem-vindos

Muito obrigado por estarem acessando esse blog. Ele foi feito com especialmente para vocês, meus alunos, para servir como uma ferramenta de comunicação entre nós. Nesse espaço, vocês terão a oportunidade de tirar dúvidas referentes às aulas de Matemática, pedir ajuda em resoluções de exercícios, ter acesso a diversas informações sobre a matéria, e descobrir diversas coisas fantásticas sobre o mundo matemático.

Sintam-se à vontade para comentar, postar sugestões e/ou observações sobre o blog.
Meu objetivo é que ele tenha a cara de vocês!
Espero atender os pedidos e sugestões de todos, na medida do possível. Que esse blog seja um canal de informações, e que possa tornar-se um espaço de interação, de aprendizagens, e de reflexão através de textos que publicarei aqui também.

Vamos unir esforços para que este seja um ambiente agradável para que voltem muitas outras vezes!

E, mais uma vez, bem-vindos!!!!


quinta-feira, março 18, 2010

A021 - Conjunto dos Números Reais (R)

O conjunto dos números reais surge para designar a união do conjunto dos números racionais e o conjunto dos números irracionais. É importante lembrar que o conjunto dos números racionais é formado pelos seguintes conjuntos: Números Naturais e Números Inteiros. Vamos exemplificar os conjuntos que unidos formam os números reais. Veja:

Números Naturais (N): 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, ....
Números Inteiros (Z): ..., –8, –7, –6, –5, –4, –3, – 2, –1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, .....
Números Racionais (Q): 1/2, 3/4, 0,25, –5/4,
Números Irracionais (I): √2, √3, –√5, 1,32365498...., 3,141592....


Podemos concluir que:

- A união dos núemros racionais (Q) e dos números irracionais (I) foram o conjunto dos números reais.

- A intersecção dos conjuntos Q e I é vazio, porque eles sçao conjuntos distintos, ous eja, não posseum nenhum elemento em comum.


Os números reais podem ser representados por qualquer número pertencente aos conjuntos da união acima. Essas designações de conjuntos numéricos existem no intuito de criar condições de resolução de equações e funções, as soluções devem ser dadas obedecendo aos padrões matemáticos e de acordo com a condição de existência da incógnita na expressão.


FONTE: http://www.brasilescola.com/matematica/numeros-reais.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário