Olá, Sejam Bem-vindos

Muito obrigado por estarem acessando esse blog. Ele foi feito com especialmente para vocês, meus alunos, para servir como uma ferramenta de comunicação entre nós. Nesse espaço, vocês terão a oportunidade de tirar dúvidas referentes às aulas de Matemática, pedir ajuda em resoluções de exercícios, ter acesso a diversas informações sobre a matéria, e descobrir diversas coisas fantásticas sobre o mundo matemático.

Sintam-se à vontade para comentar, postar sugestões e/ou observações sobre o blog.
Meu objetivo é que ele tenha a cara de vocês!
Espero atender os pedidos e sugestões de todos, na medida do possível. Que esse blog seja um canal de informações, e que possa tornar-se um espaço de interação, de aprendizagens, e de reflexão através de textos que publicarei aqui também.

Vamos unir esforços para que este seja um ambiente agradável para que voltem muitas outras vezes!

E, mais uma vez, bem-vindos!!!!


domingo, fevereiro 28, 2010

E002 - Livro, Páginas 86 a 88


As questões a seguir encontram-se no livro adotado pela escola, e se referem ao conteúdo "Problemas Envolvendo Conjuntos". Para relembrar este conteúdo, acesse:



Questão 1
Numa pesquisa, verificou-se que, das pessoas consultadas, 100 liam o jornal A, 150 liam o jornal B, 20 liam os dois jornais (A e B) e 110 não liam nenhum dos jornais. Quantas pessoas foram consultadas?

Veja como representamos o diagrama:
Primeiro, escrevemos os 20 na intersecção de A e B, pois 20 pessoas leem os dois jornais.
Em seguida, colocamos 100 - 20, ou seja, 80 pessoas somente em A.
Depois, colocamos 150 - 20, ou seja, 130 pessoas somente em B.
Por último, colocamos 110 pessoas fora de A e B, pois ela não leem nenhum dos jornais.
Para achar o total de pessoas consultadas, somamos: 80 + 20 + 130 + 110 = 340.

Resposta: Foram consultadas 30 pessoas.


Questão 2
(UnB - DF) De 200 pessoas que foram pesquisadas sobre suas preferências em assistir aos campeonatos de corrida pela televisão, foram colhidos os seguintes dados: 55 dos entrevistados não assistem; 101 assistem às corridas de Fórmula 1 e 27 assistem às corridas de Fórmula 1 de Motovelocidade. Quantas das pessoas entrevistadas assistem, exclusivamente, às corridas de Motovelocidade?

Primeiro, começamos escrevendo 55 fora do diagrama, já que ele representa a quantidade das pessoas que não assistem a nenhuma das corridas pela TV.
Depois, escrevemos 27 na intersecção dos conjuntos A e B, que é o número de pessoas que assistem às duas corridas.
Em seguida, escrevemos 101 - 27, ou seja, 74 pessoas que assistem apenas a corrida de Fórmula 1.
O diagrama fica assim:

Resta agora saber qual valor pertence somente a B.
Somando 74 + 27 + 55 = 156.
Como sabemos que o total de entrevistados é 200, basta subtrairmos 200 por 156,
encontrando 44.

Resposta: 44 pessoas assistem apenas às corridas de Motovelocidade.


Questão 3
Numa pesquisa sobre a preferência em relação a dois filmes, foram consultadas 470 pessoas e o resultado foi o seguinte: 250 delas assistiram ao filme F, 180 assistiram ao filme M e 60 aos filmes F e M.

Veja como representamos o diagrama:
Escrevemos o 60 na intersecção de F e M.
Depois, fazemos 250 - 60 = 190 pessoas, que representam apenas F.
Em seguida, temos 180 - 60 = 120 pessoas, que representam apenas M.
Se somarmos 190 + 60 + 120 = 370, que corresponde a "F U M".
Como o total é 470 pessoas, fazendo 470 - 370, temos 100 que representa a quantidade dos que não assistiram nenhum dos filmes.

a) Quantas pessoas assistiram ao filme F? 190 pessoas
b) Quantas pessoas assistiramao filme M? 120 pessoas
c) Quantas pessoas assistiram a um dos dois filmes? 370 pessoas
d) Quantas pessoas não assistirama nenhum dos dois filmes? 100 pessoas


Questão 4
Uma editora estuda a possibilidade de relançar as publicações: "Helena", "Iracema" e "A Moreninha". Para isso, efetuou uma pesquisa de mercado e concluiu que, em cada 1000 pessoas consultadas,
- 600 leram "A Moreninha";
- 400 leram "Helena";
- 300 leram "Iracema";
- 200 leram "A Moreninha" e "Helena";
- 150 leram "A Moreninha" e "Iracema";
- 100 leram "Iracema" e "Helena";
- 20 leram as três obras.

Antes de tudo, vamos começar com a representação desses dados no diagrama. Primeiramente, escreveremos o valor da intersecção dos três conjuntos, que é 20, e será escrito no centro do diagrama.
Depois, escrevemos na intersecção de "A Moreninha" e "Iracema" 150 - 20 = 130.
Em seguida, na intersecção de "A Moreninha" e "Helena" fazemos 200 - 20 = 180.
E, na intersecção de "Iracema" e "Helena", temos 100 - 20 = 80.

Vamos agora preencher os outros espaços do diagrama.
No conjunto de "A Moreninha" já temos 130 + 180 + 20 = 330. Como o total desse conjunto deve ser 600, fazemos 600 - 330 = 270 pessoas que leram apenas "A Moreninha".
No conjunto de "Iracema" já temos 130 + 20 + 80 = 230. Como o total desse conjunto deve ser 300, fazemos 300 - 230 = 70 pessoas que leram apenas "Iracema".
No conjunto de "Helena" já temos 180 + 20 + 80 = 280. Como o total desse conjunto deve ser 400, fazemos 400 - 280 = 120 pessoas que leram apenas "Helena".


Calcule:
a) o número de pessoas que leu apenas uma das três obras.
Esse número representa a união dos que leram apenas "A Moreninha", apenas "Helena" e apenas "Iracema", ou seja, 270 + 70 + 120 = 460 pessoas.

b) o número de pessoas que não leu nenhuma das três obras.
Se nós somarmos todos os valores que estão presentes no diagrama, obteremos o resultado de 870 pessoas. Como sabemos que 100 pessoas foram entrevistadas, então fazemos 1000 - 870 = 130 pessoas.

c) o número de pessoas que leu duas ou mais obras.
Podemos somar os valores que correspondem às intersecções: 130 + 20 + 180 + 80 = 410 pessoas.


Questão 5
(PUC - RJ) Numa pesquisa de mercado, verificou-se que 15 pessoas utilizam pelo menos um dos produtos A ou B. Sabendo que 10 destas pessoas não usam o produto B e que 2 destas pessoas não usam o produto A, qual é o número de pessoas que utilizam os produtos A e B?

Resolução em breve!!!


Questão 9
Num grupo de 99 esportistas, 40 jogam vôlei, 20 jogam vôlei e xadrez, 22 jogam xadrez e tênis, 18 jogam vôlei e tênis, 11 jogam as três modalidades. O número de pessoas que jogam xadrez é igual ao número de pessoas que jogam tênis. Quantos jogam:

a) tênis e não jogam vôlei?
b) xadrez ou tênis e não jogam vôlei?
c) vôlei e não jogam xadrez?

Resolução em breve!!!





A004 - Problemas envolvendo Conjuntos

A seguir veja alguns exemplos de problemas envolvendo conjuntos.
E lembre-se:
"A ou B" significa "A U B".
"A e B" significa "".


Exemplo 1
Considere o diagrama a seguir, representando os conjuntos A, B e C.
















Vamos determinar:
= {1, 2, 3, 4, 6, 7, 9} --> Elementos que fazem parte de A ou B.
= {2, 4, 5, 6, 7, 8, 9} --> Elementos que fazem parte de B ou C.
= {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9} --> Elementos que fazem parte de A ou B ou C.

= {2, 4} --> Elementos uqe fazem pare de A e C ao mesmo tempo.
= {2, 9} --> Elementos que fazem parte de A e B ao mesmo tempo.
= {2, 6} --> Elementos que fazem parte de B e C ao mesmo tempo.
= {2} --> Elementos que fazem parte de A e B e C (ou seja, dos três ao mesmo tempo).

h) Os elementos que fazem parte somente do conjunto C:
{5,8} --> Elementos que fazem parte de C mas que não fazem parte de A ou B.


Exemplo 2
Numa certa cidade dois produtos, S e P, sendo S um tipo de sabonete e P um tipo de perfume. Feita uma pesquisa de mercado sobre o consumo desses produtos, foram levantados os seguintes dados:
Quantas pessoas foram consultadas?


Em primeiro lugar, vamos considerar os conjuntos S e P, para fazer um diagrama. Em seguida, vamos colocar 50 na intersecção de S e P, pois 50 pessoas consomem os dois produtos ao mesmo tempo.

Depois, colocamos 210 - 50, ou seja, 160 pessoas somente em S. Observe que o conjunto S tem 160 + 50 = 210 pessoas.

Em seguida, colocamos 180 - 50, ou seja, 130 pessoas somente em P. Veja que em P há 50 + 130 = 180 pessoas.

Por último, colocamos 40 pessoas fora de S e P, pois elas não consomem nenhum dos produtos.

Para achar quantas pessoas foram consultadas, vamos adicionar os números marcados no diagrama:
160+ 50 + 130 + 40 = 380 pessoas

Resposta: Foram consultadas 380 pessoas



Exemplo 3
Numa escola de 630 alunos, 350 deles estudam Português, 210 estudam Espanhol e 90 estudam as duas matérias (Português e Espanhol).

a) Quantos alunos estudam apenas Português? (Estudam Português mas não estudam Espanhol.)
Se 350 alunos estudam Português e 90 deles estudam Português e Espanhol, então o número de alunos que estudam apenas Português é: 350 - 90 = 260 Alunos.

b) Quantos alunos estudam apenas Espanhol? (Estudam Espanhol mas não estudam Português.)
Se 210 alunos estudam Espanhol e 90 deles estudam Português e Espanhol, então o número de alunos que estudam apenas Espanhol é: 210 - 90 = 120 Alunos.

c) Quantos alunos estudam Português ou Espanhol?
Se 260 alunos estudam apenas Português, 120 apenas Espanhol e 90 essas duas matérias, então o número de alunos que estudam Português ou Espanhol é: 260 + 90 + 120 = 470 Alunos.

d) Quantos alunos não estudam nenhuma das duas matérias?
Se a escola tem 630 alunos, dos quais 470 estudam Português ou Espanhol o número de alunos que não estudam nenhuma dessas duas matérias é: 630 - 470 = 160 Alunos.



N006 - EREM Nestor Valgueiro em Jatobá


Nos dias 03 e 04 de Fevereiro, a EREM Estadual de Itaparica recebeu treze alunos protagonistas e duas professoras da EREM Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, localizada em Floresta-PE. Durante esses dois dias eles foram responsáveis por fazer a acolhida dos alunos deste município que ingressavam no sistema integral.

Os alunos protagonistas se dividiram nas 4 turmas de 1º Ano, até então existentes, e trabalharam com eles o Código de Conduta do Sistema Integral, bem como oficinas sobre Protagonismo Juvenil, a marca do programa!

Nas palavras do grupo que aqui esteve, "fomos muito bem recebidos por toda a equipe da escola e vivenciamos diversas atividades com alunos durante um dia e meio. Tudo ocorreu bem e para os protagonistas foi mais uma experiência maravilhosa, pois fortaleceu ainda mais as ações do protagonismo juvenil."

Em nome da direção da EREM Estadual de Itaparica e de todos os alunos que compõem o corpo docente, eu agradeço pela valorosa e imprescindível participação de vocês que contribuiu brilhantemente para a apresentação do programa, bem como uma ótima recepção para o início de ano letivo.

Aqui fica a deixa convidando a todos que estiveram aqui para que voltem muitas outras vezes!!!

Visite o blog da EREM Nestor Valgueiro: http://eremcnvc.blogspot.com/

N005 - Premiação das Frases


Post com fotos dos alunos cujas frases foram selecionadas na primeira semana de aulas, como sendo as mais criativas construções envolvendo símbolos matemáticos:


Alunas do 1º Ano A: Jayane, Isabelle, Maiara e Jamille.

Alunos do 1º Ano B: Naiak, Tamires, Emilly e Hyhago


Alunos do 1º Ano C: Ranna, Brenno e Matheus Brainer


Alunos do 1º Ano D: Jéssica, Daiane e Nycolas. Na outra foto, Danilo.


Alunos do 1º Ano E: Danilma e Jonatha