Olá, Sejam Bem-vindos

Muito obrigado por estarem acessando esse blog. Ele foi feito com especialmente para vocês, meus alunos, para servir como uma ferramenta de comunicação entre nós. Nesse espaço, vocês terão a oportunidade de tirar dúvidas referentes às aulas de Matemática, pedir ajuda em resoluções de exercícios, ter acesso a diversas informações sobre a matéria, e descobrir diversas coisas fantásticas sobre o mundo matemático.

Sintam-se à vontade para comentar, postar sugestões e/ou observações sobre o blog.
Meu objetivo é que ele tenha a cara de vocês!
Espero atender os pedidos e sugestões de todos, na medida do possível. Que esse blog seja um canal de informações, e que possa tornar-se um espaço de interação, de aprendizagens, e de reflexão através de textos que publicarei aqui também.

Vamos unir esforços para que este seja um ambiente agradável para que voltem muitas outras vezes!

E, mais uma vez, bem-vindos!!!!


quarta-feira, dezembro 08, 2010

Carta a meus alunos

ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DE ITAPARICA

Jatobá, 08 de Dezembro de 2010.

Meus queridos alunos,

eis que mais um ano letivo chega ao fim. Um ano termina para que o outro comece. 2010 se vai, mas as lembranças ficam. Muita coisa boa aconteceu no decorrer desse ano. Vários foram os degraus galgados nessa longa jornada chamada vida.

2010 foi um ano de mudança, de novas experiências. A cada dia cruzávamos novos horizontes que antes pareciam inatingíveis. Iniciamos juntos uma nova realidade em nossa escola.

Você já parou pra pensar quanto tempo de sua vida você passou na escola??? 2010, como todo ano escolar, possuiu 200 dias letivos, somados a 52 sábados e 52 domingos, 20 dias entre feriados e imprensados, além de 41 dias de férias, totalizando os 365 dias. Vocês tiveram 35 aulas por semana, o que corresponde a um total de 1.400 aulas, o que dá cerca de 2.760 horas incluindo o tempo das aulas, dos intervalos e o tempo em que vocês almoçavam, tomavam banho, batiam papo e alguns ainda arrumavam tempo para passear em terras não tão distantes. É o mesmo que dizer que vocês passaram 115 dias diretos na escola, ou seja, é como se vocês tivessem estudado quase 4 meses ininterruptos.

Quantos outros cálculos matemáticos não deixaram vocês tão confusos e às vezes inseguros ao longo desse ano, hein??? Como se o professor fosse um maluco ou uma espécie de mágico que inventava essas contas intermináveis.

Que nossos dias aqui na terra passem em Progressão Aritmética de razão 1 (bem devagarinho, pra gente poder ter muito ainda pra aprender coisas novas e fazer outras amizades), que o conhecimento de vocês cresçam como uma Progressão Geométrica Crescente (multiplicando sempre) e que seus pensamentos e suas atitudes sejam sempre em Função do bons desejos, do comprometimento em fazer o bem sempre... enfim, em função da vida!

Foi um prazer imenso poder ter compartilhado com vocês cada instante desse ano... Rever rostos conhecidos e aprender a conviver com novas pessoas. Perceber e também me surpreender do quanto vocês são capazes em conseguir fazer bem-feito quando vocês agem juntos, unidos. Meu carinho e minha admiração por vocês que foram crescendo ao passar do tempo, e essa convivência gostosa são coisas que ninguém tirará de nós. Às vezes sorrimos, às vezes choramos, às vezes também brigamos... mas tudo por um bem maior. Que tudo de bom que nos aconteceu se repita nos próximos anos!!!

Que Deus os abençoe e os ilumine sempre... E lembrem-se: “Nunca é tarde para sonhar... Nunca é tarde para se ir além. Dificuldades reais podem ser resolvidas; apenas as imaginárias são insuperáveis. Beijos e abraços,

Prof. Jimmy Cavalcanti