Olá, Sejam Bem-vindos

Muito obrigado por estarem acessando esse blog. Ele foi feito com especialmente para vocês, meus alunos, para servir como uma ferramenta de comunicação entre nós. Nesse espaço, vocês terão a oportunidade de tirar dúvidas referentes às aulas de Matemática, pedir ajuda em resoluções de exercícios, ter acesso a diversas informações sobre a matéria, e descobrir diversas coisas fantásticas sobre o mundo matemático.

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Meu objetivo é que ele tenha a cara de vocês!
Espero atender os pedidos e sugestões de todos, na medida do possível. Que esse blog seja um canal de informações, e que possa tornar-se um espaço de interação, de aprendizagens, e de reflexão através de textos que publicarei aqui também.

Vamos unir esforços para que este seja um ambiente agradável para que voltem muitas outras vezes!

E, mais uma vez, bem-vindos!!!!


quinta-feira, maio 13, 2010

N014 - Perguntas Frequentes - Parte II

Perguntas Frequentes

Parte II - Provas 1ª Fase

Qual o tempo de duração das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)?

As provas dos três níveis têm duração de 2 horas e 30 minutos.

Mas, atenção: é importante que a escola reserve, pelo menos, mais 15 minutos antes do início da prova, para que o professor leia as instruções para os alunos.

Quantas questões formam a prova?

A prova é formada por 20 problemas objetivos, com cinco opções de resposta (a, b, c, d, e).

É necessário apresentar os cálculos?

Não, o aluno precisa apenas preencher o cartão-resposta. Com esse cartão será feita a correção.

Quem corrigirá essa prova?

A prova é corrigida pelos professores da própria escola, segundo o gabarito fornecido pela OBMEP.

Os alunos precisam de papel para rascunho?

Não. Existe espaço suficiente para fazer os cálculos na própria prova.

O aluno pode levar a prova para casa?

No dia da prova, não, pois a prova será aplicada em diferentes turnos. Assim, o professor aplicador deverá recolher a prova quando os alunos terminarem.

Após o envio dos cartões-resposta dos alunos classificados, porém, a prova deverá ser devolvida ao aluno pelo professor de Matemática. Então, o professor poderá resolver a prova ou tirar as dúvidas dos alunos.

Qual o conteúdo programático da prova?

De um modo geral serão propostas questões com conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Quais alunos serão classificados para a 2ª Fase?

Participarão da segunda fase os 5% (cinco por cento) de maior pontuação, de cada Nível, em cada escola.

Não serão classificados alunos com nota 0 (zero) mesmo quando os 5% (cinco por cento) de vagas para a Segunda Fase não forem inteiramente preenchidos em determinado Nível.

Não será permitido transferir vagas de um Nível para outro.

A escola deverá enviar para a Coordenação Geral da OBMEP os cartões-resposta dos alunos classificados para a segunda fase, dentro do prazo estabelecido no calendário da OBMEP.

Atenção: só serão aceitos cartões-resposta com todos os dados solicitados preenchidos.

Instruções detalhadas seguirão no material das provas da 1ª Fase que cada escola inscrita receberá.

O que a escola deve fazer se houver empates entre os alunos para a 2ª Fase? Como desempatar alunos para a 2ª Fase?

Sugerimos que antes da realização da prova da 1ª Fase a escola defina e divulgue para os alunos os critérios de desempate para a 2ª Fase. Veja exemplos de critérios de desempate que estão sendo usados por algumas escolas:

  • Média das notas dos alunos em matemática.
  • Média das notas dos alunos em todas as matérias.
  • Redação ou explicação pelos alunos das soluções de algumas questões da prova da 1ª Fase.
  • Sorteio.


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