Olá, Sejam Bem-vindos

Muito obrigado por estarem acessando esse blog. Ele foi feito com especialmente para vocês, meus alunos, para servir como uma ferramenta de comunicação entre nós. Nesse espaço, vocês terão a oportunidade de tirar dúvidas referentes às aulas de Matemática, pedir ajuda em resoluções de exercícios, ter acesso a diversas informações sobre a matéria, e descobrir diversas coisas fantásticas sobre o mundo matemático.

Sintam-se à vontade para comentar, postar sugestões e/ou observações sobre o blog.
Meu objetivo é que ele tenha a cara de vocês!
Espero atender os pedidos e sugestões de todos, na medida do possível. Que esse blog seja um canal de informações, e que possa tornar-se um espaço de interação, de aprendizagens, e de reflexão através de textos que publicarei aqui também.

Vamos unir esforços para que este seja um ambiente agradável para que voltem muitas outras vezes!

E, mais uma vez, bem-vindos!!!!


quinta-feira, maio 13, 2010

N013 - Perguntas Frequentes - Parte I


Perguntas Frequentes

Qual o objetivo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)?

O objetivo principal é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas motivantes, que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.

Quem pode participar da OBMEP? Quais os níveis de participação na OBMEP?

Todos os alunos inscritos em escolas públicas brasileiras (municipais, estaduais e federais) podem participar. Mas a inscrição não é individual e sim feita pelas escolas.

As escolas devem indicar, no momento da inscrição, quantos alunos irão participar da 1ª Fase da OBMEP, de acordo com os níveis de participação abaixo:

Nível 1 – estudantes de 5ª e 6ª séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental
Nível 2 – estudantes de 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos) do Ensino Fundamental
Nível 3 – estudantes do Ensino Médio

Os alunos da educação de jovens e adultos (EJA) dos anos finais do Ensino Fundamental, 5ª e 6ª (6º e 7º ano) e 7ª e 8ª séries (8º e 9º anos), devem ser inscritos, respectivamente, para as provas dos níveis 1 e 2. Os de Ensino Médio, para a prova de Nível 3.

Quais são as Fases da OBMEP?

1ª Fase: Aplicação da prova objetiva, de 20 questões, em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das próprias escolas, a partir das instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.

2ª Fase: Aplicação da prova discursiva (com 6 a 8 questões) em centros de aplicação indicados pela OBMEP. Participam dessa Fase apenas 5% dos alunos, em cada Nível, com melhor pontuação na 1ª Fase.


Provas da 1ª Fase Provas da 2ª Fase
Local Próprias escolas Centros de Aplicação de provas
Público Todos os inscritos 5% com melhor classificação
Correção Professores das próprias escolas Equipe de professores indicada pela OBMEP
Os alunos das séries iniciais de cada Nível serão prejudicados ao competirem com estudantes de séries mais avançadas?

Quanto ao conteúdo programático, não.

Em cada Nível, os problemas da Olimpíada permitem que a criatividade e a perspicácia compensem a diferença de conhecimento dos conteúdos. É claro que os estudantes das séries iniciais de cada Nível ainda não exploraram suficientemente certos conteúdos, mas a Olimpíada é uma boa oportunidade para que isso ocorra.

A escola pode fazer uma premiação com base no resultado das provas?

É uma excelente idéia fazer uma premiação interna com os resultados da Olimpíada.

Nas edições anteriores da OBMEP diversas escolas homenagearam seus premiados ou mesmo os alunos classificados para a segunda fase.

A escola poderá premiar uma quantidade de alunos maior que os 5% classificados para a segunda fase, bem como fazer uma premiação por série ou por turma.

Como os alunos se preparam para a OBMEP?

Como os atletas de qualquer competição, é sempre bom treinar para aprender mais e se familiarizar com o estilo da prova. Neste site você encontra as questões das provas dos anos anteriores com todas as soluções, e também o Banco de Questões, que são bons materiais para quem quer se preparar para a OBMEP. Existem também diversos outros sites com problemas de olimpíadas de Matemática. Estudar em grupo é muito divertido e uma boa oportunidade para o entrosamento entre alunos, e dos alunos com os professores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário